Thierry Crouzet

Tradução automática do francês

Segunda-feira 1, Weston

Eu escrevi Meu pai, esse assassino por necessidade, eu coloquei tudo nele, é uma espécie de culminação do meu trabalho formal ao mesmo tempo que a expressão honesta das minhas memórias e sentimentos, é um livro importante para mim cuja publicação me assusta um pouco. Mas antes de aparecer em agosto, sai em maio O homem que não entendia as mulheres, um texto escrito por peça, por prazer, com certo júbilo, mas sem estacas literárias, sem nenhuma estaca. Sob o disfarce do romance, expresso minha monstruosa incompreensão das mulheres, minha eterna falta de jeito com elas. Eu deveria estar tenso em relação a este texto para tentar promovê-lo, mas sou incapaz, o romance sobre o meu pai me obceca, talvez porque eu deva dar-lhe uma continuação.

Eu li como diário a revista adiada Guillaume Vissac. Uma referência a uma injunção de Marc Jahjah me faz rir: derreta os formulários (a página, por exemplo). 1 / Você está derretendo uma forma, você está lançando outra. Não se pode escapar da forma (mesmo em silêncio). 2 / No mundo digital, a menos que um seja pervertido, a página derreteu por um longo tempo. Onde estão as páginas no meu blog? Quero dizer, páginas no sentido do papel? Em vez disso, temos rolos indefinidamente desenroláveis ​​(o que chamei de metáfora do processador de texto em Mecânica de texto). Nós nos libertamos da página, mas nem mais nem menos do que qualquer romancista, exceto alguns poetas. A página não pertence ao trabalho, apenas ao seu livro de formatação.

Terca-feira 2, Weston

Eu acho um júbilo de blogueiro com meus posts na moto. Discutimos, eu escrevo novamente, modifico minhas anotações, enriquecê-las. Ao mesmo tempo, corro para minhas motos, medi-as, peso-as, peço novos acessórios. A impressão de ter recuado em uma história comovente, cujas primeiras linhas não são tão antigas.

Se eu escrever um livro sobre a bicicleta, poderia ser chamado Além da bicicleta, seria um livro sobre aventura, sobre andar de bicicleta, sobre a possibilidade de transformar quase qualquer canto do mundo em um brilhante playground.

Quarta-feira 3, Weston

Corrigindo a versão mock-up do Meu pai, este assassino. Quanto mais eu chego ao final deste trabalho, mais eu fico com medo.

Quinta-feira 4, Weston

Ontem, um caminhão de lixo deixou voar alguns papéis não muito longe de nós. Vendo esses pontos brancos em gramados imaculados é quase chocante, como tudo está limpo em torno de nós. No entanto, esta limpeza é acompanhada por nenhuma consciência do meio ambiente. As pessoas aqui destroem sem escrúpulos, mas dão a si mesmas a ilusão de viverem em uma bolha separada do resto do mundo. Estamos na lógica da entropia negativa. Enquanto em toda parte a desordem se instala, alguém excita a energia para manter uma ilha de tranquilidade ilusória.

Sabado 6, Weston

Estou fazendo um estudo postural para tentar resolver meu problema na moto. Aqui nós chamamos isso de ajuste de bicicleta. Resultado: minha sela é encontrada avançada 15 mm e gira para ser perfeitamente horizontal. O cara está quase desapontado por não me dar mais conselhos. Eu não achei muito relevante, mas ele descontou sem reclamar meus US $ 260.

Domingo, 7, weston

Eu ando com as novas configurações, tenho a impressão de que nunca pedalei, mas as piores nádegas, mesmo que minhas outras doenças do ciclista permaneçam.

Em dois meses, voltamos. Eu nunca passei tanto tempo longe do sul. Quando morava em Paris ou Londres, ia para casa com bastante frequência. Eu digo a mim mesmo que tudo será mudado quando tudo for semelhante; essa similaridade pode ser difícil de aceitar.

Eu não sabia que as Histórias Verdadeiras de Samosate de Lucian, escritas no século II, foram consideradas a primeira história de Ficção Científica.

Terca-feira 9, Weston

Esses americanos são estranhos, sempre desafiando a si mesmos, querendo superar a si mesmos. Descubro quem quer ser o primeiro a andar e pedalar seis caminhadas que, se não forem fáceis, também não são intransponíveis. Fazer essas caminhadas é um grande projeto, isso me faz querer, mas por que dar importância a ser o primeiro a fazer cocô nesses cursos?

Quarta-feira dia 10, Weston

Eu discuto com um ex Navy Seal. Eu disse a ele que meu pai era um atirador na Argélia e que morar com ele nem sempre era fácil. Ele responde: "Viver comigo nem sempre é fácil. "

Sexta-feira 12, praia de Dania

Longa caminhada, caminhada na praia, tudo é perfeito, a luz, a temperatura do ar e da água. Nós sentimos falta apenas das crianças que preferem ficar na frente de seus videogames.

Dania Beach

Sabado 13, Boca Raton

Passeio curto ao jardim japonês Morikami, uma floresta de coníferas com ruelas, plantadas ao redor de uma carpas e peixinhos. O guarda na entrada disse "Olá" enquanto eu saía para pegar a mala no carro. "Você está bem? Nós trocamos algumas palavras. Estou surpreso com o francês impecável dele. Ele me explica que é advogado, mas não tem inglês suficiente para praticar nos Estados Unidos. "Mas na semana que vem eu volto ao Haiti para defender um cliente. Um pouco mais tarde, ele nos encontra enquanto estamos sentados na entrada de um túnel vegetal. "Você está no céu. Nós aprovamos. "Eu não estou brincando, esse lugar é chamado assim. "

Le Paradis
Jardin Morikami

Deixamos Boca Raton para a Ilha de Júpiter. Eu vim uma vez sozinho. Entre a aldeia de Hobe Sound e o oceano, há uma estrada extraordinária com ficus gigantes com galhos retorcidos. Nós caminhamos ao longo da praia, mais selvagens do que mais ao sul, com ondas de vime que alguns surfistas tentam em vão domesticar. Quando voltamos para o carro, perdemos um sapato. Ela saiu da minha bolsa. Nós saímos ao contrário e caímos em um casal que pegou. Não tenho certeza de que na França os franceses teriam feito o mesmo esforço. Ainda existe uma propensão para a cooperação nos Estados Unidos, menos desenvolvida entre os hispânicos do que entre os anglo-saxões.

Jupiter Island

Segunda-feira dia 15, Weston

Última revisão do meu pai, este assassino. Eu gostaria de retomar tudo. As frases me parecem chocadas. É um sentimento causado pelo medo de abandonar este texto?

Nossa Senhora está queimando. Penso nos momentos que passei, nos momentos que passei contemplando ao longe, penso na vida que se apaga, nada que resta enquanto muitas vezes temos a ilusão do oposto. Mesmo Nossa Senhora não é eterna. Será restaurado como o barco de Thesé, então, um dia, um parará de restaurá-lo, um deixará de existir.

Terca-feira, dia 16, Weston

Agora que meu pai, esse assassino me escapou, posso ler a carta de meu pai, como digo no final do romance, sem medo de que isso o influencie. Talvez isso abra um novo ciclo de escrita, talvez seja um ponto final simples. Eu vou saber em junho, uma vez em casa, quando eu tiver em minhas mãos.

Quarta-feira, dia 17, Weston

O fogo de Notre-Dame é provável que se espalhe para a sociedade francesa. A reação dos ricos que vêm em seu socorro e que, em tempos normais, nada fazem para ajudar os pobres, prefigura um confronto inevitável. Estou mais assustada do que estar entre esses dois mundos, nem em um nem em outro, com amigos em ambos.

Domingo dia 21, Weston

Voltando do meu passeio de bicicleta, volto vários quilómetros de cortiça: centenas de carros querem entrar na igreja local (ou melhor, nos seus passageiros). Eu não posso imaginar o tamanho do parque de estacionamento. A Páscoa tem mais impacto aqui do que em casa. É um pouco perturbador.

Segunda-feira 22, Miami

Caminhe no Wynwood Open Air Museum.

Terca-feira, 23, Mark's Fish Camp

Eu discuto com o filho de Marshall. Um colosso sem camisa com cicatrizes, o rosto inchado como se estivesse saindo de uma luta de boxe. Ele me pergunta onde moramos. Eu digo: "Weston, mas eu odeio, prefiro morar aqui no meio de um pântano. Ele estende a mão. "Se você pensa assim, você é um cara legal. Citando a Bíblia a cada três frases, ele me diz que o lugar nem sempre foi tão pacífico. "Foi uma referência de soiffards. Ele machucou muito um cara em sua juventude, depois foi verde na África do Sul antes de voltar. Uma vez de volta, ele fez o trabalho doméstico. "Nós não vendemos mais álcool. Ele me mostra sua musculatura impressionante. Ele me pede para tocar seus braços. Eles são de pedra. Ele aponta um dedo para a corda que paira sobre o canal, onde três jacarés nadam. "Passei minha infância pendurado nessa corda, foi assim que me tornei forte, você não tem que procurar por mim. "Você estava nadando com os jacarés? Ele aprova.

Everglades

Quinta-feira dia 25, Bahia Honda

Sexta-feira 26, Key West

Eu gosto da cidade de manhã quando ela acorda, quando ela ainda não voltou ao seu uso diurno, quando alguém limpa as lojas, borrifa os terraços dos cafés. Isso me lembra quando eu estava ajudando meu tio. Eu costumava regar o terraço do seu café e varrê-lo. Então eu fui para a sala dos fundos, onde as garrafas de refrigerante consumidas no dia anterior estavam se acumulando. Eu os coloquei em armários antes de um caminhão vir buscá-los.

Mesmo em Paris sempre me senti bem de manhã cedo. Talvez porque eu tenha mais afinidade com a manhã do que com as corujas da noite. Nós realizamos o nosso, então o resto do dia só pode ser leve.

Passei a maior parte da minha vida em uma cidade turística. Nessas cidades, especialmente em dias ensolarados, a franqueza matinal é deliciosa. Aqui no extremo sul da Flórida, é macio, quente, pontuado pelos galos.

Key West se destaca na minha escrita, que começou com uma reflexão mais ampla. É sempre bom relacionar os pensamentos às circunstâncias que os originam, a evitar reivindicações universalistas.

Barcos de pesca saem, guindastes ficam ocupados, pelicanos e outras aves dormem nos beliches de atracação. Eu tenho diante de mim o Golfo do México e o Atlântico, permaneço em sua conjuntiva untuosa, um azul esverdeado que às vezes eu encontro em Sète, mas nunca em minha lagoa, sempre tingido mais radicalmente.

Isa afirma que depois que meu pai, esse assassino, eu não preciso mais escrever para me curar, ficaria para mim finalmente escrever ou, ao contrário, parar de fazê-lo, uma opção que não o desagradaria. não, porque a escrita pesa em nosso relacionamento, que livrar-se dela nos tornaria pessoas "normais", porque nem sempre isso é fácil de suportar. Pelo menos terei o escrito para sentir, para ver, alegrar-me, uma literatura existencial que talvez seja minha marca, que sempre foi, e que talvez eu possa finalmente reivindicar.

É uma escrita contrária à necessidade de brevidade do nosso tempo, mas uma escrita contemporânea em muitos aspectos, porque se apóia no lado da transmissão, é uma maneira de compartilhar momentos de consciência, sem propósito, apenas uma abertura processos mentais como eles formam, mesmo antes de se darem direção.

Eu me vejo pensando em palavras escritas mais do que penso. É um exercício de mindfulness, porque nesses momentos sinto tudo o que é perceptível, o menor redemoinho no porto, o menor conselho que cai no quintal vizinho, pula, pára de rolar sobre si mesmo, conversas impreciso dois bêbados já bêbados.

Então, de repente, paro, olho para cima, sinto uma pressão no lóbulo frontal, talvez como um testemunho da minha atividade mental. Por volta dos meus trinta anos, passei tantos dias escrevendo, preenchendo cadernos seriais, cadernos que ainda precisam ser transcritos, uma tarefa que dedicarei a uma IA, então vou dar uma volta para talvez publicar todo o meu fluxo de consciência. Eu tinha me dado esta missão, eu não vejo nenhum outro útil, se eu trabalho, está lá.

Key West

Sentada ao pé da Sumaúma, enquanto Isa visita Hemingway House com as crianças. A presença de seus primos lhes dá uma motivação que eles não têm sozinhos conosco. Eu não queria voltar para esta casa, apesar de sua suavidade, senti muita morte, o brutal Hemingway e o meu inevitável.

Eu prefiro ler algumas páginas de Adeus aos braços. Eu não posso ficar animado. Eu posso ver o virtuosismo dos diálogos, seu lado inovador, mas às vezes eles me lembram da música de Mozart. Ele e Hemingway tinham que dizer: "Por que não fazer isso, desde que eu posso fazer isso. "

Hemingway é pelo menos tão famoso por sua vida quanto por seu trabalho, como Picasso. Era impossível não compará-los, especialmente porque Paris havia treinado os dois, e eu queria viver em Paris para sofrer a mesma influência, mas era tarde demais, a energia humana mudara de centro, migrando para Nova York, onde ainda é de uma intensidade notável, mas sem dúvida mais difusa agora que estamos globalizados.

Key West tem uma alma. Há lugares tão carregados de alma pelas gerações que se sucederam, acrescentando o seu trabalho aos dos antepassados, ansiosos por acrescentar-lhes sem tirar nada deles. Não conheço melhor objetificação da evolução cultural. Na minha aldeia, é uma lousa limpa, idiotas sucedem outros idiotas e eu teria sido impotente para refrear sua mediocridade. Minha única chance é que minhas palavras se tornem famosas e induzam um pouco de reflexividade entre meus concidadãos.

Comecei a ler como a meditação mudou minha vida ..., um livro de Jeanne Siaud-Facchin sobre mindfulness, porque Isa pegou em Nova York de nosso amigo. Quando escrevo lá fora, quando estou no fluxo das palavras e do mundo, estou em um estado além da atenção plena, chamo de hiperconciência, Mihaly Csikszentmihalyi fala sobre estar na água. Em casa, a atenção vem depois, quando o fluxo pára, eu levanto minha cabeça, meus pensamentos se tornam indistintos, meus olhos brilham, ou melhor, o mundo brilha, porque não tenho mais nada além de engoli-lo.

A coisa mais difícil é alcançar a plena consciência de si mesmo e do mundo ao mesmo tempo, para entrar e sair, mas é a única maneira de se tornar uma divindade por um momento.

Sabado 27, Napoles

Tin City

Sabado 27, Sanibel

Um resumo de uma certa América: uma mulher come um sorvete, enquanto seu cachorro come outro.

Une pour elle, une pour son chien

Domingo 28, Sanibel

Um festoon arenoso longo que enfrenta o Golfo do México. O sol nasce, revelando no horizonte da neblina do mar as silhuetas dos resorts de Nápoles. Fomos passados ​​pela cidade turística, incapazes de encontrar as belezas descobertas em agosto, quando, depois de alguns dias de Weston, tivemos o alívio de descobrir casas e velhas árvores. Em abril, a cidade é entregue aos turistas, enquanto o verão abafado os mantém à distância.

Eles me perseguiram aqui. Eles andam na minha frente ao longo da praia, um desfile de pontos negros que gradualmente estão se tornando humanos. Duas meninas mime relaxations. Uma é tão grande que ela não pode se rebaixar, mas filma sua destreza, persuadida a fazer algo extraordinário.

Eu continuei esta noite meu livro sobre meditação. Jeanne Siaud-Facchin fala sobre seu trabalho com altos potenciais. Como ela consegue acalmar seus pensamentos tumultuados e incessantes. Eu descobri as técnicas que ela evoca quando eu tinha quinze anos. Tornei-me especialista em meditação sem saber, talvez lendo SF. Ela diz que os livros de mindfulness falam de hiperconsciência, mas pelo que entendi é para designar extrema autoconsciência em relação ao mundo, que é para mim a meditação comum, precisamente um estado estendido de consciência. .

Quando eu escrevi sobre hiperconsciência, foi para designar a forma criativa deste estado, quando ele se expressa, quando ele fabrica objetos estéticos ou conceituais, quando implementa, então nós vamos além do meditação, entra-se num estado diferente, num estado de vida total, que hoje encontro quando escrevo fora, sem rumo.

Essa técnica meditativa pode me fazer escrever coisas desinteressantes, porque escrevo acima de tudo para entrar no estado de hiperconsciência. Talvez haja alguns fragmentos de prazer em minhas palavras. Talvez a exultação mental seja transmissível. Suponho que sim, uma vez que a leitura às vezes me dá as mesmas emoções que a escrita. Nós escreveríamos para compartilhar nossas emoções, dar para viver, de modo que lendo nós multiplicaríamos nossas vidas.

Na verdade, sempre há escrita. Porque nossas vidas vêm depois de outras vidas que se multiplicaram. Nós somos multiplicadores. A cultura é uma pilha enorme. Novas coisas podem acontecer graças ao novo acumulado pelas gerações anteriores.

Alguns dizem que tudo já foi escrito, mas é o oposto, tudo continua a ser escrito, o processo pode se desdobrar ao infinito. A criação é câncer, e o câncer é uma dor a pagar pela sede de vida.

Domingo, maio 28 Fort Mayer

Pare na antiga propriedade de Edisson e Ford, onde eles tentaram produzir borracha a partir do ficus. Eu tive tanto trabalho para diferenciar os banianos ficus que eu vejo com mais clareza. Os cianos pertencem ao gênero ficus, eles também são chamados de árvores ambulantes, porque seus galhos parecem pernas, esticados para a frente, colocados no chão, onde se enraízam. Eles são da Índia. Eles produzem figos. Não tenha medo de que as figueiras também sejam fichas. Sim, os mesmos troncos cinzentos, torcidos. Apenas o tamanho e as folhas mudam. Um enorme, gigantesco. Eu sonho em um banco em frente aos pilares de um antigo píer. Quando me levanto, vejo que era o banco onde Edisson gostava de se acomodar. Claro que nenhuma referência a Nicolas Tesla, cujas patentes ele se apropriou.